Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

Pneumologistas orientam população


Médicos estarão na estação Brás do metrô promovendo orientações sobre a saúde respiratória e realizando avaliação pulmonar gratuita

Com o objetivo de divulgar informações, prestar assistência à população e comemorar uma série de datas simbólicas para o profissional que lida com doenças respiratórias, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promove, em 5 de junho, quarta-feira, das 8h às 17h, o Mutirão da Espirometria.

Sendo o dia 31 de maio o Dia Mundial sem Tabaco e o dia 2 de junho, Dia do Pneumologista (criado pela Lei nº 12.749, coincide também com a Semana de Prevenção às Doenças Respiratórias), a proposta é aproveitar um momento favorecido pelo nosso calendário para “trazer à tona informações sobre as doenças respiratórias, muitas vezes negligenciadas pela mídia”, revela a dra. Mônica Corso, presidente da SPPT.

O evento, que ocorre no vão entre a intersecção do metrô Brás com a CPTM, contará com três estações distintas: uma voltada para o tabagismo, outra para doenças respiratórias e a última para a espirometria. A estação de tabagismo fornecerá orientações sobre doenças relacionadas ao tabaco; cálculo individual do gasto total com a compra de cigarro desde o início do consumo; questionário de avaliação da dependência à nicotina e dos sintomas respiratórios; e, também, serão indicados locais para onde o paciente pode ser encaminhado caso queira parar de fumar, bem como as medidas necessárias para essa conquista. Na estação voltada para as doenças respiratórias serão passadas explicações sobre os principais males respiratórios e seus sintomas, além de distribuição de material informativo.

Por fim, haverá a estação de espirometria, na qual, após um questionário de sintomas respiratórios, poderá ser realizado o exame. Teste rápido e indolor, pode ser utilizado para avaliar a função pulmonar e para o diagnóstico de doenças como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doença associada ao tabagismo e que acomete cerca de 15% da população acima de 40 anos.

A expectativa da SPPT é de conscientizar os transeuntes e a população em geral sobre as doenças pulmonares e sobre a relevância destas enfermidades dentro da saúde da população. Para tanto, os exames poderão ser feitos gratuitamente, das 8h às 16h (quando serão entregues as senhas para quem chegou até esse horário). As atividades serão encerradas às 17h, após a conclusão de todos os exames.

Criada: 10/05/2013 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget