Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Prevenindo gripes e resfriados 03/08/2012



Prevenindo gripes e resfriados



A melhor maneira de cuidar dos seus pulmões é impedir que substâncias, como o cigarro, ou micróbios, como os virus da gripe e resfriados, atinjam suas vias aéreas. Isso o protege contra o desenvolvimento de doenças e previne  complicações.

 

Como as gripes e resfriados são transmitidas?
Ao contrário do que muitos pensam, a transmissão não ocorre pelo “ar” mas pelo contato com gotículas de secreção de pacientes contaminados. Ao espirrar ou tossir, por exemplo, as gotículas ficam em móveis, ônibus ou metrôs e, ao encostar as mãos em superfícies contaminadas, levando-as, em seguida, aos olhos ou nariz, você pode se contaminar.

É verdade que o frio aumenta o risco de gripes e resfriados?
A temperatura do ambiente em si, não é a reponsável pelo maior número de doentes no período do inverno. O que acontece é que, nesse período do ano, as aglomerações são maiores, favorecendo o contato interpessoal e a transmissão das doenças. 

Como devo me proteger?
Uma alimentação saudável rica em frutas e verduras como fonte de vitaminas são importantes para manter o sistema de defesa do organismo funcionando adequadamente. A ingestão de bastante água e sucos também são necessárias. Entretanto, a melhor maneira de se prevenir é evitar o contágio pelo virus da seguinte forma:

  • Lavar as mãos com frequência e evitar levar as mãos sujas ao nariz e aos olhos
  • Evitar locais fechados e com aglomerados de pessoas
  • Abrir as janelas de casa para ventilação
  • Evitar o contágio para outras pessoas: se você estiver gripado, além de seguir as recomendações acima, cubra a boca e o nariz ao espirrar ou tossir
  • Seguir as orientações médicas sobre a vacinação – veja sessão “Vacinação – para quem?”.

 

 

Autora: Roberta Pulcheri Ramos
Atualizado em 31/08/2010


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget