Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Viagem de avião 03/08/2012



Viagem de avião


Riscos em uma viagem de avião


Os riscos de uma viagem de avião são pequenos mas podem ser maiores em quem tem doenças pulmonares ou cardíacas. Isto ocorre pois a pressão da cabine do avião é menor durante o vôo do que enquanto no solo. Assim, pode haver queda do  oxigênio no sangue. Em pessoas com boa saúde, isto não é percebido. Porém, naqueles com certas doenças respiratórias ou cardíacas, pode trazer falta de ar.

Como saber se posso viajar com segurança
-Se você tem alguma doença respiratória ou cardíaca mais grave
-Se você usa oxigênio
-Se você tem falta de ar com pequenos esforços
- Se você já teve problemas médicos ou respiratórios durante um vôo
Nestes casos, pergunte a seu médico quais cuidados você deve ter para viajar de avião.

O que fazer se uso oxigênio ou se tenho alguma doença cardíaca ou respiratória grave
Pode ser necessário o uso de oxigênio durante o vôo. Neste caso, você precisará de um relatório para levar à companhia aérea com alguma antecedência para que seja possível providenciar o equipamento para o vôo. Não deixe para a última hora.

Que outros cuidados devo tomar
Durante um vôo longo, é recomendável tomar bastante líquido, movimentar as panturrilhas com freqüência e andar no corredor a cada 2 ou três horas. Não deixe de usar o cinto de segurança enquanto estiver sentado.

Existe risco de trombose
O risco de trombose venosa durante um vôo é baixo mas aumenta em alguns grupos de pacientes: naqueles recentemente operados, com câncer, obesos, aqueles que já tiveram trombose ou aqueles com doenças respiratórias e cardíacas graves. Nestes casos, além das medidas acima descritas, pode ser necessário o uso de uma medicação profilática.

Autor: Pedro Rodrigues Genta
Atualizado em: 10/10/2011


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget