Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Tosse 03/08/2012



Tosse

TOSSE

 

O que é?

A tosse não é uma doença, é apenas um sintoma que pode ser decorrente de diversas alterações no sistema respiratório ou, até mesmo, de outros órgãos (pacientes que possuem diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico, por exemplo, podem apresentar tosse). É um mecanismo de proteção do organismo que serve para eliminar secreções e patógenos, além de proteger o pulmão da aspiração de substâncias ou corpos estranhos.

 

Quais são as principais causas?

As principais causas de tosse são as doenças que acometem o sistema respiratório, sejam os pulmões ou as vias aéreas superiores. Infeções devem ser descartadas em todos os pacientes que apresentam tosse aguda (sintomas presentes por até 3 semanas). Sintomas que duram acima de 3 semanas, ou seja, tosse persistente e acima de 8 semanas, ou seja, tosse crônica, podem indicar outras doenças cujo tratamento depende de uma avaliação minuciosa do pneumologista. Nem sempre os sintomas são decorrentes de doenças pulmonares, mas o seu médico está apto a diferenciar as diversas causas e tratá-las adequadamente. Pacientes que possuem doenças do trato gastrointestinal como DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) também podem apresentar tosse, às vezes como o único sintoma da doença. O hábito de fumar também está relacionado a irritação das vias aéreas e consequente tosse.

Na consulta: o que o pneumologista vai querer saber?

Para o diagnóstico correto, é importante informar ao pneumologista as características do sintoma, como a data de início, os fatores associados a piora ou melhora, a presença e as características do catarro, assim como a presença de outros sintomas associados como chiado no peito. É importante recordar se já apresentou sintomas como esse anteriormente e em qual situação ocorreu.

Qual é o tratamento?

Antes de tomar xaropes e antitussígenos, é importante o diagnóstico correto da causa da tosse pois, muitas vezes, o tratamento pode ser retardado levando a piora dos sintomas. As medicações vão depender da causa mas, em geral, “xaropes contra a tosse” não estão indicados.


Atualizado em 25/06/2012


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget