Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Catarro com sangue 03/08/2012



Catarro com sangue

 

CATARRO COM SANGUE

 

O que é?

Catarro com sangue, ou “hemoptise”, é a presença de sangue na secreção produzida pelas vias aéreas. Quando ocorre em pequena quantidade geralmente não indica doença grave, podendo ocorrer em infecções respiratórias agudas, por exemplo. Entretanto, devido à possibilidade de doenças infecciosas crônicas, como tuberculose e outras doenças mais graves, como tumores, é importante a avaliação com especialista para detecção e tratamento precoce da doença responsável pelo sintoma.

Quais são as principais causas?

Hemoptise pode ocorrer em infecções respiratórias agudas (em geral ocorre sangramento de pequena quantidade que aparece misturado com o catarro) e crônicas (tuberculose e abscesso pulmonar, por exemplo). Outras causas incluem bronquiectasias, câncer de pulmão, vasculites e embolia pulmonar.

Na consulta: o que o pneumologista vai querer saber?

Durante a consulta, é importante informar ao pneumologista sobre o início dos sintomas e sua associação com a tosse, assim como a quantidade de sangramento média em 24h. É importante diferenciar o sangramento que vem das vias aéreas (hemoptise) do sangramento que vem do sistema digestório (hematêmese), situações que às vezes podem confundir e dificultar o diagnóstico correto. Sangramento de vias aéreas superiores e da boca também podem ser diferenciados através de dados da história clínica.

Qual é o tratamento?

O tratamento da hemoptise depende da causa, podendo englobar desde a utilização de antibióticos até a realização de cirurgias.


Atualizado em 25/06/2012


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget