Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Radiografia e tomografia tórax 03/08/2012



Radiografia e tomografia tórax


Radiografia e tomografia computadorizada de tórax:
A radiografia e a tomografia computadorizada de tórax são métodos diagnósticos de imagem não invasivos que utilizam raios-X para formação das imagens. Através destes exames podemos visualizar estruturas e órgãos presentes no tórax, dentre eles os pulmões.


Radiografia de tórax:

A radiografia de tórax é habitualmente o primeiro exame de imagem a ser realizado na investigação de doenças pulmonares, sendo um exame de simples realização, com baixo custo operacional e amplamente disponível nos estabelecimentos de saúde. Mostra-se útil na identificação de infecções pulmonares, doenças da pleura e câncer de pulmão, além de poder sugerir a presença de fibrose pulmonar. Uma vez que é um exame tecnicamente mais simples, muitas vezes pode mostrar alterações que necessitarão da avaliação adicional com a tomografia computadorizada de tórax.


Tomografia computadorizada de tórax:

A tomografia computadorizada do tórax é um exame tecnicamente mais complexo, onde as imagens são obtidas em cortes transversais e processadas com auxílio de um computador, resultando em imagens com maior definição e, portanto maior qualidade. Ela é indicada para avaliação de lesões pulmonares, nódulos ou tumores no pulmão ou mediastino, para determinação do seu tamanho, forma e exata localização. É possível ainda a determinação da presença de fibrose pulmonar e avaliação da circulação pulmonar. Em alguns casos, pode ser necessário a injeção de um contraste endovenoso, principalmente na suspeita de câncer ou doenças dos vasos pulmonares. Neste caso, o paciente deve permanecer em jejum por 6 horas antes da realização do exame.


Cuidados
:
Exames radiológicos devem ser evitados em gestantes, entretanto não são contraindicados. Dependendo da suspeita clínica e gravidade do quadro, tanto a radiografia, quanto a tomografia podem ser realizadas em pacientes gestantes.

Deve-se evitar a administração de contraste em pacientes com alergia ao meio de contraste ou com problemas renais.

Autor: Rudolf Krawczenko Feitoza de Oliveira
Atualizado em: 14/03/2012


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget