Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Gasometria arterial 03/08/2012



Gasometria arterial


Gasometria arterial

A gasometria arterial é um exame realizado com sangue arterial obtido pela punção de uma artéria. Em geral o sangue arterial é obtido da arterial radial que fica próximo do punho.  Este exame permite a análise de gases arteriais (oxigênio e gás carbônico), do pH e do bicarbonato arterial.
A gasometria arterial é útil no diagnóstico de patologias que podem afetar a oxigenação arterial (doenças respiratórias agudas e crônicas como pneumonia, embolia pulmonar, enfisema, fibrose pulmonar); patologias que podem provocar acúmulo de gás carbônico (hipoventilação associada à obesidade, enfisema, doenças neuromusculares por exemplo; patologias que interferem com o equilíbrio ácido-básico (insuficiência renal, acidose lática, etc).

O exame é doloroso?
A punção arterial pode ser um pouco dolorosa. A anestesia tópica pode reduzir o desconforto. No entanto, a punção é rápida e tolerável.

Existem alternativas à gasometria?
A oximetria de pulso é usada de rotina para monitorizar a saturação de oxigênio no sangue arterial . Por ser mais simples e indolor, pode substituir a gasometria quando for suficiente a avaliação da oxigenação arterial.

Autor: Pedro Rodrigues Genta
Atualizado em: 25/06/2012


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget