Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Polissonografia 03/08/2012



Polissonografia


Polissonografia

A polissonografia é um exame que avalia o sono, seus estágios e diversas patologias relacionadas. O exame é composto de diversos sensores:
- Os sensores que avaliam o sono são colocados sobre o couro cabeludo e têm a finalidade de monitorizar a atividade cerebral a fim de se determinar em que fase do sono o paciente está.
- Os sensores respiratórios  são constituídos por cateter nasal, cintas em volta do tórax e abdome e oxímetro de pulso (sensor que avalia a oxigenação do sangue).
- Sensores de movimento dos membros, em geral colocados nas pernas

Para que serve a polissonografia?
A polissonografia é utilizada para diagnóstico de diversos distúrbios do sono. Por exemplo, é o exame de escolha para o diagnóstico da apnéia obstrutiva do sono, pode ser útil na investigação da narcolepsia, da síndrome de pernas inquietas e de parassonias.

Onde o exame é feito?
A polissonografia em geral é feita em laboratórios mas pode ser feita em casa na maioria das vezes.

Dormir fora de casa e com todos estes sensores não vai interferir com meu sono?
Apesar de todos os sensores, o exame não interfere com o sono. Os sensores não incomodam e não impedem do paciente se virar na cama, podendo o paciente inclusive deixar a cama se necessário. Assim, o exame é capaz de avaliar com boa acurácia o sono do paciente e as patologias relacionadas.

Devo suspender os medicamentos que uso antes do exame?
As medicações em uso não devem ser suspensas a não ser que expressamente recomendado por seu médico

Autor: Pedro Rodrigues Genta
Atualizado em: 25/06/2012


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget