Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Fibrose Pulmonar 03/08/2012



Fibrose Pulmonar

DOENÇAS PULMONARES

 

FIBROSE PULMONAR

 

O que é?

O pulmão é o órgão responsável pelas trocas gasosas que ocorrem dentro dos alvéolos pulmonares.  A estrutura que dá suporte para os alvéolos é chamada de INTERSTÍCIO que possui um aspecto de “rede” e é composto por diversas células e outros componentes não celulares. As doenças que acometem o interstício são chamadas DOENÇAS INTERSTICIAIS, dentre elas a Fibrose Pulmonar. Em geral, ocorre inflamação da estrutura que dá suporte ao pulmão, tornando-o mais “rígido” e dificultando o seu funcionamento adequado durante a respiração.

Quais são os sintomas principais?

O principal sintomas é dispneia (falta de ar) que piora ao longo do tempo. Alguns pacientes podem apresentar tosse.

Como é feito o diagnóstico?

Existem diversas causas de doenças intersticiais e o diagnóstico depende de informações da história clínica e das características da radiografia e tomografia de tórax. Em alguns casos, é necessária biópsia pulmonar que pode ser feita através de broncoscopia ou cirurgia.

Qual é o tratamento?

O tratamento depende da doença intersticial. Em alguns casos, as alterações são decorrentes de exposições ambientais e o tratamento envolve a retirada dos fatores desencadeantes (por exemplo, em alguns pacientes com diagnóstico de pneumonite por hipersensibilidade decorrente da exposição a mofo ou aves domésticas). Em outras situações, pode ser necessário tratamento com corticóides ou imunossupressores. A oferta de oxigênio pode também ser necessária.


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget