Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Pneumonia 03/08/2012



Pneumonia



PNEUMONIA

 

O que é?

Pneumonia é a infecção que ocorre nos pulmões, após a entrada de bactérias, vírus ou outros patógenos no sistema respiratório.

Quais são os sintomas principais?

Os pacientes, em geral, apresentam sintomas agudos (duração de poucos dias) como tosse com catarro, falta de ar, dor no peito e febre.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito a partir de informações da história clínica, exame físico e resultados de exames complementares, como a radiografia de tórax. Esse exame pode mostrar a localização da pneumonia e a sua extensão, além de ajudar no diagnóstico de complicações da pneumonia.

Qual é o tratamento?

O tratamento é feito principalmente com antibióticos. Em geral, o tratamento pode ser feito em casa mas, em alguns casos, é necessária a internação. A escolha do local de tratatamento e do tipo de antibiótico é feita após avaliação clínica e dos exames complementares. Quanto mais precoce for o tratamento, maiores são as chances de sucesso. Portanto, na presença de sintomas respiratórios agudos, procure seu pneumologista.

 

Autora: Roberta Pulcheri Ramos
Atualizado em 31/08/2010


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget