Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Gripes e resfriados 03/08/2012



Gripes e resfriados



 

O que é?

Gripe e resfriado não são sinônimos. A gripe, também chamada de influenza, é causada por virus de mesmo nome. Existem vários subtipos do vírus, como o influenza A (H1N1) reponsável pela última pandemia de gripe. Já os resfriados, são causados por outros tipos de vírus, sendo os rinovírus os mais comuns. São infecções que acometem as vias aéreas superiores e, diferentemente do que muitos acreditam, não são transmitidas pelo “ar”, mas sim, através do contato com secreções de doentes – durante um aperto de mão, por exemplo, você pode se contaminar ao levar a mão ao nariz ou aos olhos.

Quais são os sintomas principais?

Os resfriados em geral produzem sintomas mais leves, como coriza (secreção no nariz), espirros e febre baixa, com duração de poucos dias. A gripe apresenta sintomas mais intensos, às vezes deixando o paciente “de cama”, sem condições de ir ao trabalho ou à escola. Além dos sintomas anteriores, ocorrem dores pelo corpo (mialgias) e febre alta. Sintomas gastrointestinais também podem ocorrer, como vômitos e diarreia, principalmente em crianças. Os sintomas sistêmicos (dores pelo corpo e febre) duram em média 4 dias, persistindo sintomas respiratórios como coriza, tosse seca e dor de garganta por até 1 semana. Diferentemente dos resfriados, as gripes podem apresentar complicações graves, como otite (infecção de ouvido), sinusite e pneumonia.

Como é feito o diagnóstico?

Os dados da história clínica e a época de ocorrência dos sintomas (sazonalidade) são importantes e às vezes suficientes para o diagnóstico. Em algumas situações, existem exames complementares e teste sorológicos que podem ser feitos.

Qual é o tratamento?

Repouso e hidratação oral são muito importantes. Algumas medicações, como antitérmicos e analgésicos podem ser prescritos por seu médico. Antibióticos não estão indicados. Nos casos de complicações da influenza, internação hospitalar pode ser necessária.

 

Autora: Roberta Pulcheri Ramos
Atualizado em 31/08/2010


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget