Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Câncer de Pulmão 03/08/2012



Câncer de Pulmão



CÂNCER DE PULMÃO

 

O que é?

O câncer de pulmão é o tumor maligno que pode atingir o pulmão e as vias aéreas. Sua principal causa é o tabagismo – na fumaça do cigarro existem mais de 4000 substâncias e muitas dessas são cancerígenas. É um dos tumores mais comuns, tanto em homens quanto em mulheres.

Quais são os sintomas principais?

Os pacientes podem apresentar tosse, falta de ar, dor no peito e catarro com sangue (hemoptise). Perda de peso também pode ocorrer.

Como é feito o diagnóstico?

 Informações da história clínica e do exame físico são importantes, mas o diagnóstico correto depende de exames complementares. Inicialmente, seu médico solicitará exames de imagem (como tomografia computadorizada de tórax) e, em seguida, será necessária a confirmação diagnóstica por biópsia – que é a retirada de um pedaço do tecido para análise microscópica. A biópsia por ser feita por broncoscopia ou através de cirurgia.

Qual é o tratamento?

O tratamento depende do estadiamento do tumor (ou seja, o grau de extensão da doença e se ela já se espalhou para outros órgãos). Pode ser indicada cirurgia (tratamento de escolha, desde que não haja contra-indicações), quimioterapia (medicações que diminuem a proliferação das células do tumor) ou radioterapia (aplicação de radiação ionizante diretamente no tumor como o objetivo de inibir o seu crescimento).

 

Autora: Roberta Pulcheri Ramos
Atualizado em 31/08/2010


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget